Projeto realizado em conjunto com "Uma Piano pela Estrada", idealizado e conduzido pelo pianista internacional Arthur Moreira Lima, "Um Sorriso pela Estrada" leva às crianças das cidades, por onde passa a nossa caravana, palestras educativas sobre prevenção, saúde geral e bucal, higiene e aplicação de flúor, sob a direção das odontólogas especializadas, Dras Margareth Monteiro Garrett e Grasiela Garrett da Silva.

Nos projetos já realizados, "São Francisco - Um Rio de Sorrisos", em 2003, "Nos Caminhos da Fronteira", em 2005 e 2006, "Nos Caminhos de JK", em 2007, "Brasil Sertões", em 2008, juntamente com o "Nos Caminhos dos Tropeiros", em 2009 e 2010, o programa "Um Sorriso pela Estrada" deverá alcançar mais de 50.000 crianças atendidas e instruídas, em todas as regiões do país, incluindo as cidades mais longínquas e carentes.

Tendo crianças, adolescentes, pais e responsáveis, idosos, educadores e diretores de instituições, como público-alvo, em cada ação do projeto são ministradas palestras teóricas, abordando informações básicas em saúde bucal e geral, alertando sobre hábitos incorretos como palitar dentes, uso da chupeta, e esclarecendo sobre hábitos corretos de higienização, como a escovação da língua, fundamental para a manutenção de um hálito fresco e saudável, alertando, também, sobre a importância da mastigação para o desenvolvimento de músculos e ossos, além de uma correta digestão.

Segundo a idealizadora do projeto, Dra. Margareth, "ter saúde é ter qualidade de vida. Um belo sorriso e uma gengiva saudável exigem dedicação, escova, pasta, fio dental e tempo disponível".

Nas ações de "Um Sorriso pela Estrada" são abordados temas que vão da gestação à odontogeriatria, passando por quase todas as doenças que podem afetar a boca. Escovações supervisionadas, com distribuição de material apropriado e respostas às suas dúvidas dos presentes, fazem com que todos voltem para casa satisfeitos,sabendo o que deve ser feito, frisando sempre que em boca limpa dificilmente a doença se instala.

"A saúde bucal é essencial para manter o bem estar físico e mental", prossegue a odontóloga. "Deixamos sementes por onde passamos, para que cada um se sinta responsável pela sua saúde, e divulgue o que aprendeu entre os membros de sua família e colegas de trabalho. É assim que tentamos contribuir para a diminuição dos índices de doenças e da falta de dentes".



 
 
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - umsorrisopelaestrada.com.br
Principal | O Projeto | Notícias | Fotos | Multimídia | Contato